|     Download      |      A Voz do Servidor       |     Links úteis       |     Webmail

Em 28/04/2015 às 0h00

O Sindsep/MA participa da realização da campanha, contando com a participação do diretor da Secretaria de Comunicação, Manoel Lages, que é militante das questões referente à saúde do trabalhador, sendo coordenador da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador (Cist/MA) e um dos responsáveis direto pelas discussões envolvendo o tema dentro da entidade.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional de São Luís, em parceria com o Cerest Estadual, a Cist/MA, o Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE) e o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) realizam durante toda essa semana a campanha em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado todo dia 28 de abril.

Como parte da Política de Saúde do Trabalhador desenvolvida pelo Diretor do Sindsep/MA em consonância com as especificações de ações macros defendidas pela entidade, Manoel Lages estará acompanhando as realizações das ações da campanha do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, em Imperatriz, colaborando assim, para a difusão da atividade dentro do estado do Maranhão.

A Campanha teve início ontem, 27, com uma Audiência Pública “Trabalho em Altura – NR 35”, realizada no Auditório do Ministério Público do Trabalho, no período da tarde. Após a solenidade abertura, os trabalhos foram seguidos pelas palestras: Conhecendo a Política Nacional do Trabalhador e da Trabalhadora; Considerações sobre o Trabalho em Altura; Considerações sobre o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho; Considerações sobre Acidentes de Trabalho.

Hoje as atividades acontecerão logo pela manhã, com a apresentação da palestra de conscientização e estruturação do Dia do Gari, como a médica do Trabalho do Cerest Estadual, Bernadete Brito. O evento vai acontecer na sede da Empresa de Conservação e Limpeza de São Luís (Maracanã).

A partir das 14h, o grande evento do dia acontece na Praça Deodoro, com uma grande mobilização das pessoas em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. No instante da atividade serão entregues panfletos e a palavra estará franquiada para as reflexões em relação à data.
Amanhã, 29, a Campanha segue com a seguinte programação: 08 – Credenciamento; 08h e 30min – Solenidade de Abertura; 09h e 30min – Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; 10h – Atribuição dos Cerest Regionais na Implementação da PNSTT; 10h e 30min – Debate Intersetorial de Saúde do Trabalhador.

Dia 30, quinta-feira, os trabalhos recomeçam com a palestra Benefícios do Seguro Social voltada à Saúde do Trabalhador, às 08h; e às 11h, o plenário irá discutir e debater “O Papel dos Profissionais de Segurança na Prevenção de Acidentes”.

Informativos do Sindsep/MA em seu e-mail: